Análise | 1-2 Switch Everybody

1-2 Switch Everybody é um Party Game desenvolvido pela Nintendo para o Nintendo Switch. É a uma sequência (ou seria um complemento?) do jogo 1-2 Switch que surgiu lá em 2017 junto com o lançamento do console e apresenta uma proposta de jogos rápidos usando a tela do console/TV, e em alguns casos, na jogabilidade fora da tela, onde os jogadores interagem entre si.

O primeiro jogo foi projetado para demonstrar as capacidades dos controles Joy-Con do Switch, utilizando recursos como o HD Rumble e os sensores de movimento, mas Everybody vai um pouco além e permite também o uso de smartphones como controles.

Jogabilidade

A jogabilidade de 1-2 Switch Everybody é baseada em minigames que enfatizam a interação entre os jogadores. Enquanto seu antecessor trazia partidas 1 contra 1, em Everybody a coisa ganha outra proporção, permitindo até 8 jogadores ao mesmo tempo utilizando os Joy-Cons ou ainda o absurdo número de até 100 jogadores utilizando seus smartphones.

Para aproveitar o game com os celulares, é preciso acessar um site através de um QR code gerado na tela, aqui vem um primeiro problema, os jogadores precisam manter a conexão a internet durante a jogatina e sabemos que quanto mais gente conectada na mesma rede, mais comum casos de interrupções e interferências que por vezes atrapalham a experiência. Após celulares conectados, então é só seguir as instruções que, para nós brasileiros, geram um novo complicador: o jogo não tem localização nenhuma para o português e tem muitas instruções, logo, como colocar toda a família e amigos pra jogar se poucos vão entender o que se pede? Cada jogador pode colocar seu nome e uma foto que será exibida no jogo. Caso tenha um intérprete que consiga passar as instruções pra galera e todos consigam usar seus controles, o clima de gincana toma conta e cria uma experiência única e divertida durante as partidas.

Mais um “problema” nesses jogos da Nintendo é que sempre a introdução e a explicação demorma mais que o jogo em si e pior, mesmo você passando pelo mesmo modo várias vezes, você precisa escutar tudo novamente  e isso cansa e tira todo o ritmo da jogatina.

Os controles são bem utilizados e super simples, geralmente envolvem movimentos e vibrações, o que ajuda a integrar pessoas de várias idades entre jogadores experientes e gente que nunca jogou nada em consoles dedicados.

A grande novidade do jogo é o uso do celular para juntar muitas pessoas numa mesma partida.

Modos de Jogo e Minigames

1-2 Switch Everybody pode ser jogado em rodadas de 20-40-60 minutos num modo chamado Team Contest, com jogadores formando dois times que podem ser escolhidos pelos próprios jogadores ou de forma aleatória. Também conta com um Quiz Game e um Bingo além de, conforme se desbrava o jogo, jogar os minigames de forma avulsa, ou seja, antes de você ter a liberdade de escolher o que quer jogar, precisa primeiro passar pelo Team Contest e torcer pra que os jogos vão aparecendo ali, uma escolha bastante questionável que tira a liberdade do jogador.

A depender dos controles escolhidos (joy-con ou celular) alguns minigames ficam habilitados e outros não, então experiência completa numa mesma jogatina não é possível.

Os minigames totalizam 17 que já é um número menor que seu antecessor, e por isso, não é raro recomeçar partidas e os jogos irem se repetindo sem muita rotatividade, as vezes versões mais difíceis ou novos níveis do mesmo minigame vão aparecendo, mas mantendo a mesma proposta, sem muito frescor.

Algumas partidas são bem divertidas no começo, mas vão cansando logo após a segunda ou terceira vez (sim, estou falando de vocês Kitchen Timer e UFOs). Outros tem mais apelo, como Musical Chairs e Joy-Com Hide-and-Seek.

Como mencionado acima, além do Team Contest, há a opção do Quiz Game e do Bingo para serem jogados de forma avulsa. O Quiz é algo bem, bem simples mesmo (pra quem entende inglês) e o Bingo é… um bingo, pra quem gosta de cantar pedra, é uma forma de não gastar papel e grãos de feijão.

 Considerações

Quando o Nintendo Switch foi lançado, um estranho jogo chamado 1-2 Switch chegou aproveitando a estréia de uma nova plataforma e trouxe um jogo com recepção mista, mas que tinha na sua missão demonstrar as mecânicas e funcionamento dos controles do Híbrido da BigN. Apesar de ter feito isso de forma interessante, muitos questionaram se não seria o caso do jogo ter vindo junto ao console, como Wii Sports fez de forma brilhante no saudoso Wii, mas mesmo assim muitos o compraram (eu incluso), pois esperávamos uma experiência como a de Wii Sports onde jogar repetidamente não cansava, mas não foi bem assim, 1-2 Switch estava mais para Wii Play que para Wii Sports.

Passados 6 anos, eis que surge uma “sequência” de um jogo que poucos se  lembravam, além disso, seu anúncio foi algo discreto, junto ao fato de rumores apontarem que nos testes de qualidade 1-2 Switch Everybody não agradou. Isso tudo deixou muitos jogadores curiosos ao mesmo tempo em que a expectativa caiu lá embaixo.

1-2 Switch Everybody chegou sem burburinho e não se mostrou um desastre como muitos imaginaram, mas ficou longe de ser um bom jogo. Ele reúne ideias bem interessantes como o uso dos celulares como controles e até mesmo formas interessantes de jogar com os controles destacáveis que acompanham o Switch, mas como seu antecessor, ele se parece mais como uma demonstração que um jogo em si. Diverte por alguns momentos, mas não vai ficar na memória. Algumas vezes é até mais engraçado pra quem assiste os outros jogando que jogar em si.

No fim das contas, o que era pra ser uma evolução de um jogo mediano, acabou se mostrando um jogo um tanto raso, com instruções enormes e repetitivas que quebram o ritmo num compilado de boas idéias agrupadas de modo errado.

Evereybody seria ideal para vir de “brinde” ao comprar um par de Joy-Cons, ou mesmo na caixa do Switch, mas como jogo avulso ao preço de R$149,00 e com o pecado terrível de não vir localizado em Português provavelmente ficará esquecido na grande biblioteca de jogos do console ou será lembrado como um dos poucos vacilos da Nintendo quando se trata da qualidade dos jogos.

Cópia gentilmente cedida pela Nintendo.

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