Análise | Detetive Pikachu Returns

Overview

Lançado no último dia 6 de Outubro de 2023, Detetive Pikachu Returns é a sequência do muito bem recebido Detetive Pikachu de 2018 para o lendário 3DS. Originalmente anunciado em maio de 2019 pouco depois do lançamento do filme que trouxe à tona para muitos a existência das aventuras do nosso Great Detective

Depois de anos sem informações sobre o projeto, em Junho deste ano durante uma Nintendo Direct ganhamos um trailer com data de lançamento e título oficial.

História e Ambientação

Passando 2 anos após os eventos do primeiro jogo, iniciamos o jogo com Tim Goodman e Pikachu recebendo condecorações por conta da resolução do então complicado “Caso R”

Porém, somos surpreendidos por acontecimentos peculiares, quando nos damos conta já estamos dentro de uma investigação, já envolvidos na trama principal com muitas perguntas, poucas respostas e um Pikachu falante ao nosso lado. Vale ressaltar que este jogo possui uma referência muito divertida ao filme lançado em 2019, portanto fique atento durante sua gameplay!

Tudo isso ambientado novamente em Ryme City, esta que possui uma boa variedade de cenários, por exemplo: ambientes abertos, lojas, praças, ruas, e alguns cenários fora da cidade com uma ambientação mais característica.

Gráficos e Desempenho

Por se tratar de uma sequência direta, será impossível não realizarmos citações do primeiro jogo para o 3DS e pequenas comparações. O primeiro jogo chamava atenção por seu nível de detalhes na ambientação e ótimos efeitos visuais em um hardware de 2011 e com a informação de uma sequência para o Nintendo Switch muitos esperavam melhorias gráficas ou soluções visuais melhores das que já vimos. 

Detetive Pikachu Returns possui modelos de personagens muito similares aos dos últimos jogos da série principal, o que facilita a ambientação dos fãs neste spin-off e rapidamente entendemos que estamos num jogo de Pokémon. Porém vemos que o jogo peca em alguns aspectos visuais como: detalhamento de cenário, uso de luz e sombra, personagens com uma única animação de interação independente do tom de voz ou contexto. É nítido que visualmente falando a série teve um downgrade se analisarmos algumas soluções utilizadas para assegurar o bom desempenho e um framerate estável no console híbrido da Nintendo. 

Por exemplo, a distância de visão do jogo é baixa para reduzir o uso do processador, isso é feito através de um grande objeto que limita o cenário, que neste caso comumente são paredes ou prédios. Ao andar em Ryme City vemos apenas poucas construções que impedem ver a outra rua ou até mesmo o céu. 

As expressões dos personagens durante os diálogos ainda ficam a cargo dos retratos ao lado do texto como no primeiro jogo.

Sobre bugs, notamos que em alguns poucos momentos do jogo personagens não mexiam a boca ao falar, algumas portas tinham espaçamentos vazios como se atrás delas estivesse o céu. Mas foram em apenas poucos momentos da jogatina e não atrapalharam diretamente a experiência geral.

Comparativo entre Detetive Pikachu de 3DS (acima) e abaixo temos o novo game.

Som

Temos aqui uma boa trilha sonora que condiz bem com os ambientes, uma grande variedade de instrumentos e até mesmo de ritmos, fugindo de ficar apenas no tradicional Jazz para ilustrar cenas de investigação. A dublagem do jogo é boa tanto em Inglês como em Japonês, com vozes que encaixam bem nas características dos personagens. Importante mencionar a primorosa dublagem do Pikachu que transmite muito bem a personalidade do personagem e que te vai te fazer simpatizar com ele instantâneamente.

Jogabilidade

Nesta nova aventura de nosso grande detetive, temos muitos diálogos com alguns elementos de point and click e uma jogabilidade extremamente amigável que irá agradar até mesmo quem nunca jogou num Nintendo Switch. O jogo se desenvolve através de conversas com os personagens onde vamos fazendo perguntas e determinados pontos importantes são anotados em nosso bloco de anotações. Tudo isso acontece de forma automática, por exemplo, quando um personagem citar uma informação importante ela ficará destacada em laranja e será adicionada em nosso bloco de anotações. 

Após coletar informações suficientes, o ícone de seu bloco de notas ficará em destaque e Pikachu irá te convidar para começar a deduzir. Esse processo consiste basicamente em escolher a opção certa para determinada pergunta e caso você erre, não se preocupe, você eliminará as opções erradas e sobrará apenas a correta. E desta forma você irá responder diversas perguntas para então ter em mãos um panorama geral daquele caso. 

E quando obtiver todas as respostas e provas chega o momento de informar seu veredito e isso acontece através de uma interação em tempo real onde você irá selecionar as respostas para as questões. Ao longo de sua jornada você contará também com uma função “Dica” que ficará disponível caso você não saiba qual caminho seguir em sua investigação

Em momentos específicos do jogo temos uma mudança na gameplay através de outros pokémon, o que diga-se de passagem é uma das partes mais divertidas do jogo quando existe essa quebra na jogabilidade e você experimenta uma nova mecânica por um período de tempo, se assemelhando muito com um mini game ou fase bônus, sabe?  

Também temos missões secundárias que são dadas por personagens como uma espécie de caso em menor escala, geralmente tratando de encontrar algo específico ao longo dos cenários ou responder corretamente uma sequência de perguntas.

Considerações

Detetive Pikachu Returns possui um enredo muito interessante e que de fato te faz se perguntar qual será o final, porém o seu desenvolvimento é num ritmo bastante lento que pode fazer até mesmo o mais dedicado jogador desistir do jogo e revisitá-lo apenas depois de tempo suficiente para reacender a curiosidade sobre a trama. Trama essa que pode ser experimentada pelos mais diversos públicos sem comprometer o entendimento, mas sendo mais indicada para o público infanto-juvenil. 

Vale ressaltar que entre um caso e outro temos cutscenes muito bem feitas que não são feitas diretamente com a engine do jogo e que te puxam novamente para a história fazendo essa ação de gancho. Porém como dito, pode compreensivelmente acontecer de alguns jogadores não chegarem neste ponto e desistirem da jogatina.

Os efeitos visuais inferiores ao título anterior podem afastar à primeira vista determinados públicos de jogadores mas ainda não são suficientes para ofuscar completamente os pontos positivos desta nova adição para o universo de Detetive Pikachu.

Temos aqui um jogo que diverte e entretém muito bem durante sua gameplay, que em nosso caso levou cerca de 11 horas realizando a história principal e algumas missões secundárias. Mas para quem busca realizar todas as secundárias este tempo pode subir para 14 horas.

Cópia do jogo cedida pela Nintendo e recebida com muita alegria.

Detetive Pikachu Returns: Diverte e instiga a curiosidade do jogador, possui uma história interessante mas que por vezes peca pelo ritmo de narrativa adotado. Fãs da série do Grande Detetive irão gostar das referências neste jogo. Dj

6.5
von 10
2023-10-17T08:40:42-0300

Related posts

Nintendo | Sucessor do Nintendo Switch é oficialmente anunciado.

Análise | Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer

Prepare-se para uma aventura épica com Shadow Labyrinth!