kirby and the Forgotten Land é um jogo lançado originalmente para o Nintendo Switch em março de 2022, tendo feito muito sucesso no híbrido da BigN e que agora ganha uma edição especial para o Nintendo Switch 2 contando com melhorias e adicionando uma nova história que aumenta o escopo do jogo com algumas novidades.
História e Ambientação
Tudo estava bem com Kirby e sua vida pacata até que ele e outros habitantes do Planeta PopStar são sugados atrávés de um vórtice para uma nova dimensão que apresenta um mundo com cenários abandonados, melancólicos e dignos de filmes pós apocalípcticos.
O Mundo Esquecido que dá nome ao jogo é dominado pelo temível Beast Pack e cabe ao nosso Herói rosa resgatar os Waddle Dees e reconstruir a Waddle Dee Town.
O jogo é o primeiro da série Kirby ambientado num mundo 3D dando mais liberdade ao jogador para explorar os cenários e caminhos do jogo, tanto nas fases como nos mundos.
Forgotten Land é dividido em áreas temáticas como em outros jogos dessa categoria, sendo um mundo rico e grandioso, contando com áreas de neve, deserticas, fogo e o que mais a imaginação dos desenvolvedores permitiram.
Cada área é muito bem construída e envolvente contando com áreas escondidas e a missção principal de Kirby é resgatar os Waddle Dees, fazendo com que o jogador explore ao máximo cada ambiente para não deixar nenhum amigo para trás.
Jogabilidade
Kirby sempre teve jogos considerados fáceis e simples e Forgotten Land não foge da regra, mesma sendo num ambiente 3D inédito para a franquia.
O personagem continua com suas características de inalar, copiar habilidades, pular e deslizar com controles simples e aprendizagem rápida.
Há ainda o inédito Mouthful Mode, permitindo controlar objetos grandes (como carros e máquinas de venda automática), além de habilidades como Drill e Ranger.
Com isso, o jogo abre um leque de opções de jogabilidade, combinando poderes e utilizando objetos para progredir e descobrir coisas pelos estágios.
Conforme os personagens são resgatados, o hub Waddle Dee Town cresce liberando mini-games e missões extras, aumentando o escopo do jogo.
A curva de dificuldade aqui praticamente não existe, sendo quase uma linha reta, afinal, Kirby nunca teve a pretensão de ser desafiador, mas apenas divertir com satisfação.
Com controles simples e precisos, Kirby and the Forgotten Land é um jogo divertido e acessível a qualquer jogador. Uma pena que não segue os últimos lançamentos da Nintendo, trazendo apenas textos em inglês que, apesar de não trazer diálogos profundos, daria chance a mais pessoas em aproveitar do jogo e sua história em sua totalidade.
Gráficos, Sons e Desempenho
Kirby and the Forgotten Land já era e ainda é um jogo muito bonito e honesto no Nintendo Switch original, sendo rico em detalhes, vibrante e carismático.
Para trazer esse mundo vibrante, o jogo cobrou seu preço e no primeiro híbrido da Nintendo, sofreu as vezes com quedas de quadros e alguns enroscos, mas nada que diminuísse a experiência para esse tipo de jogo.
Já no Switch 2 toda a questão de desempenho foi sanada e embora a parte visual não teve um salto muito grande na tela grande, nota-se que houve melhora também nesse quesito.
No modo portátil, a tela maior do Switch 2 também mostra evolução referente ao original, com texturas, iluminação e cores bem ajustadas.
A trilha sonora e os efeitos de sons, são característicos da série, simples, mas com a personalidade da franquia. A música de fundo acompanha bem as fases e os sons de ação são bem trabalhados.
Star-Crossed World
Como estratégia de lançamento do Switch 2 a Nintendo tem trazido alguns jogos do Switch original com algumas melhorias e Kirby and the Forgotten Land foi um dos jogos escolhidos para essa tarefa.
Mas ao contrário de alguns jogos que vieram “apenas” melhorados, Kirby ganhou uma história adicional chamada Star-Crossed World que se passa após conclusão da missão principal.
Em Star-Crossed World, um meteoro cai em Forgotten Land, espalhando fragmentos por todo o mundo e formando uma ilha vulcânica.
Nossa Bolota Rosa encontra um Astrônomo Waddle Dee, que explica que o meteoro contém uma entidade maligna e que será preciso encontrar as Starries, criaturas semelhantes a espíritos, para reunir os fragmentos do meteoro e reforçar o selo para impedir que essa entidade traga o mau de volta.
Novidades
Star-Crossed World reintroduz e reimagina fases com novos caminhos e obstáculos, adicionando novas formas de Mouthful expandindo o jogo base com locais inéditos dentro de fases já conhecidas.
Nessa nova história, a equipe da HAL acrescenta novas formas para Kirby (Gear, Spring, Slide) modificando a jogabilidade explorando áreas verticais, aumentando o escopo de soluções de puzzles e incluindo novos segredos.
O jogo também reapresenta chefes da história principal em contextos diferentes, mas mantem a característica de desafio comedido, não exigindo muito do jogador menos experiente.
Conclusão
Transpor uma franquia conhecida em seus jogos 2D para um abiente de movimentação mais livre num mundo tridemensional, nem sempre é uma tarefa fácil e que já se mostrou problemática para alguns personágens famosos (Sonic é um deles), mas que funcionou muito bem para Kirby com o bom trabalho da HAL Laboratory.
Sendo assim, é compreensível a Nintendo ter escolhido o jogo como um dos títulos a receber uma edição pra o novo Switch 2 e de quebra trazer algo além de melhorias.
Star-Crossed World serve como um chamariz para os que jogaram e gostaram do jogo original e é muito bem vindo como adição para os que não tiveram ainda a oportunidade de jogar esse que é um dos melhores jogos da franquia Kirby até aqui.
kirby and the Forgotten Land + Star-Crossed World como jogo é um acerto por parte da franquia, só acredito ter sido lançado num período não muito propício. Na minha humilde opinião, seria um ótimo jogo para o lançamento do Switch 2 que pode desanimar um pouco que o jogou logo após curtir o incrível Donkey kong Bananza.
Comparações a parte, mesmo simples na sua percepção, kirby and the Forgotten Land + Star-Crossed World é a versão definitiva de um jogo bem completo e que pode entreter o jogador por bastante tempo.
Como ponto contra, destaco a falta do nosso idioma, já que os últimos jogos publicados pela Nintendo tem tido suas versões em português do Brasil, até mesmo os complexos jogos de The Legend of Zelda.
kirby and the Forgotten Land + Star-Crossed World pode ser adquirido de forma completa com preço cheio ou se você já tiver comprado kirby and the Forgotten Land para o Switch 1, pode fazer a aquisição do pacote Star-Crossed World e as melhorias para o Switch 2 de forma separada num preço mais acessível.
Kirby and the Forgotten Land + Star-Crossed World: Primeira aventura em 3D da Bolota Rosa mais famosa dos games traz visuais lindos, mundo vibrante sem fugir da essência do personagem. – Thiago
Jogo já disponível para compra. Cópia gentilmente cedida pela Nintendo. Para essas e outras análises e notícias do mundo dos jogos, nos acompanhe sempre aqui.