Análise Lexar Cartão de memória CFexpress Type A

Uma maravilhosa opção para as câmeras profissionais.

E ai pessoal tudo bem? Setembro indo embora, já já chega o Noel! A época festiva está chegando, com isso, muitas fotos para tirar, muitas poses, muitos lugares. Aproveitando essa deixa (e não tenho ameixa), vamos falar um pouco sobre uma solução para câmeras. E diga-se de passagem, que solução, amigos! Veremos, vamos lá!

A Lexar, em sua linha de cartões de memórias, possui uma parte especial para câmeras profissionais. A linha CFexpress tipo A, que pode chegar até 900MB/s leitura e 800MB/s de escrita.

Sim, é um cartão diferenciado e para um uso bem específico, mas para quem utiliza faz uma grande diferença.

Bom, vamos lá.

Especificações técnicas

Como informado no começo da análise, esse cartão de memória tem uma pode chegar a velocidade até 900MB/s leitura e 800MB/s de escrita. Um pitaco histórico! Velocidade maior que a bronca da minha mãe com as minhas artes de infância (risos).
É importante ressaltar que uma interface PCI Express, não é aceito em todas as câmeras, porém, os profissionais que precisam de velocidade, utilizam esse tipo de cartão de memória. Para aqueles que já estão gravando vídeo em 8k, sabem a diferença que essas velocidades fazem na hora de capturar.

Ganho de velocidade na hora da captura é sempre muito bem-vindo. Como diria o comercial: Velocidade na hora da captura, tem tudo a ver! Alô Você! E vamos agora a Performance, vamos lá!

Performance Câmera


A Lexar nos enviou um cartão Type A para essa análise, com uma capacidade de armazenamento de 160 GB. Foi a minha primeira experiência utilizando fora o formato de SD.
Posso dizer que agora entendo o motivo pelo qual, o SD vai aos poucos deixando de ser usado. Mas como isso depende também de todas as câmeras adotarem esse padrão, não é algo tão fácil assim a ser utilizado. Creio que devem chamar a Ana ( a do padrão)…

Você acaba se acostumando a esse tipo de cartão. Anota aí: ele é menor, nada comparado com os micros. Porém com um manuseio muito mais simples. Olha que genial!

Em uso, é fácil ver o motivo pelo qual, o tamanho menor é mais conveniente! Embora pequenos, os cartões não são de forma alguma, cartões micros, que são aqueles pequenos e complicados. O tamanho é fácil de manusear, e ainda, fácil de inserir e extrair da câmera, olha meu povo, anotem de novo: é bastante fácil.

Durante todo o meu uso em uma câmera, a qualidade de captura foi excelente, maravilhosa!
E reproduzir o vídeo na câmera foi muito rápido. Sem maiores problemas ou travamentos. Mas a grande diferença foi realmente na parte de captura.

Teste em computadores

Agora chegamos naquela parte, onde eu consigo ver os números! Essa parte me chama mais atenção (mais do que as broncas que tomava na infância). Com a ajuda de um leitor de cartões tipo A para com usb tipo c, eu consegui ver algumas marcas desse cartão.

Não consegui atingir os números anunciados pela Lexar, confesso! Mas isso pode ser pelo tipo de leitor que eu estava utilizando (certeza, ah Dudu!). A Lexar possui um leitor oficial, mas para minha análise eu acabei usando um genérico mesmo. (eu e minha vida genérica!)

Todo chegou em torno de 798MB/s de leitura e 672MB/s de escrita. Sim, são números um pouco diferentes do anunciado, mas de novo isso pode ser influenciado pelo leitor que eu uso. Vou melhorar pessoal, calma! Dudu 2024 vem aí!

Veredito

Para o uso profissional, qualquer ganho de velocidade faz a diferença, quando você não está em ambiente de testes. O momento não se repete, então investir em velocidade faz toda a diferença. Já participei em eventos, que um SD me deixou na mão! E acabei capturando o momento no celular.

Os cartões CFexpress Type A da Lexar, cravo que é uma super alternativa ,com melhor custo benefício no mercado, e ainda assim, são um pouco mais caros que SD convencionais.

Apesar de o teste de velocidade no computador dar números diferentes do anunciado, testes em câmera não deixaram a desejar e até mesmo em 4K foram feitas sem nenhuma dor de cabeça.

Gostaríamos de agradecer a Lexar pelo envio do cartão para análise. E até a próxima pessoal!

Revisão de texto: Alex Moraes Conceição

Related posts

Análise Silent Hill 2

Análise Just Dance 2025

Análise Lexar Professional GOLD microSDXC