Análise | Pikmin 1 + 2 HD Collection

No aquecimento para a chegada de Pikmin 4 no híbrido da Nintendo, a empresa lançou de surpresa os dois primeiros títulos da série remasterizados em alta definição para o Nintendo Switch. Com isso Pikmin 1 + 2 HD se junta ao port do WiiU de Pikmin 3 lançado em 2020 e deixa a biblioteca do console com todos os títulos principais da série. Mas se você ainda não deu chance aos jogos, de que se trata Pikmin? Vamos lá então!
Pikmin é uma franquia nascida no saudoso GameCube e idealizada por ninguém menos que Shigeru Miyamoto e apresenta um mundo a ser explorado por pequenas criaturas junto de seus pequenos ajudantes que dão nome a série. Com um estilo que mistura estratégia, exploração e muitos desafios, não se deixe enganar pela aparência fofa de seus protagonistas. Pikmin é desafiador no ponto e um jogo bem maduro.

História e Ambientação:

O primeiro Pikmin conta a história do astronauta Capitão Olimar, que tem problemas em sua nave após ser atingido por um meteoro e acidentalmente aterrissa em um planeta desconhecido chamado PNF-404. Após a aterrissagem (ou seria PFNssagem?) da sua nave Olimar percebe que sua espaçonave está com muitas partes faltando e que precisa coletar essas 30 partes que foram espalhadas pelo planeta para consertá-la e poder voltar para casa, mas como se estar num planeta desconhecido não fosse dramático o suficiente, ele também descobre que deve fazer tudo em no máximo 30 dias.
Durante sua jornada, ele encontra criaturas pequenas parecidas com uma mistura de flor e tubérculo chamados de Pikmin, que se apegam ao Capitão e tornam seus aliados na busca pelas peças da nave. Só que os Pikmin não são os únicos habitantes deste planeta, existem muitas criaturas e ameaças que podem complicar a vida da turma. É uma história simples que serve como pretexto para a jogabilidade que será apresentada, mas como a Nintendo consegue sempre fazer, a história envolve trazendo temas como exploração, sobrevivência e amizade de forma encantadora.

Já Pikmin 2 HD continua a história do Capitão Olimar ao retornar ao seu planeta natal. Ao regressar ele descobre que a empresa em que trabalha está falindo com uma dívida enorme a se pagar. Ao encontrar um objeto trazido por Olimar do planeta PNF-404, seu chefe percebe que é algo de valor e vê a chance de quitar suas dívidas com os tesouros do planeta desbravado pelo Capitão que é enviado a missão junto a seu companheiro de trabalho, Louie. A história envolve a exploração de várias áreas do planeta, encontros com novas criaturas e aprofundamento dos personagens principais. Embora a trama não seja tão cativante quanto a do primeiro jogo, ainda apresenta momentos divertidos e uma progressão interessante.

Gameplay

A jogabilidade de Pikmin 1 HD é mais complexa do que aparenta, não se engane com o estilo fofo e colorido do jogo. A Nintendo trouxe com a franquia um tipo de jogo que até então ela não havia experimentado de forma tão profunda. O jogador controla o Capitão Olimar, que comanda e coordena diferentes tipos de Pikmin para realizar diversas tarefas. Cada tipo de Pikmin possui habilidades únicas, como os Pikmin vermelhos que são imunes ao fogo, os amarelos que são lançados numa altura maior e ainda resistem a eletricidade, além dos Pikmin azuis que podem nadar. O jogo apresenta um tipo de cada vez como parte da curva de aprendizado, assim o jogador vai entendendo a dinâmica e traçando suas estratégias para superar obstáculos, derrotar inimigos e coletar as partes da nave. A mecânica de controle dos Pikmin é intuitiva e responsiva, proporcionando uma experiência de jogo fluida e gratificante.
Muitas vezes o jogador precisará passar pelo mesmo dia várias vezes conforme vai entendendo o jogo, analisando o local e traçando suas estratégias, pois existem muitas coisas a se fazer para que se consiga encontrar todas as peças, e apesar de ser permitido controlar até 100 Pikmin por vez, as vezes não parece ser o bastante, até porque o dia no planeta PFN-404 dura 15 minutos nossos, o que faz com que cada passo deva ser bem calculado.

Pikmin 2 HD mantém a fórmula do primeiro jogo, com algumas melhorias. Os jogadores controlam Olimar e Louie, liderando os diferentes tipos de Pikmin para resolver quebra-cabeças, derrotar inimigos e coletar tesouros. Uma das novidades é a possibilidade de controlar separadamente Olimar e Louie, permitindo estratégias mais complexas, enquanto cada um vai com seu exército executar tarefas paralelas. Há ainda a adição de novos Pikmin e também criaturas que trazem novas possibilidades, como o Pikmin roxo que tem a força de 10 Pikmin comuns e os pequenos Pikmin brancos que são resistentes a gases venenosos. O jogo continua sendo uma mistura de estratégia em tempo real e gerenciamento de recursos, com mecânicas intuitivas que proporcionam uma experiência envolvente e divertida.
Uma melhora muito bem vinda na continuação foi a retirada dos 30 dias para cumprir o objetivo e a adição de novas áreas, como as cavernas subterrâneas e seus desafios. O limite de 15 minutos por dia continua, então gerenciamento do tempo ainda é importante, porém, nas áreas subterrâneas a Nintendo deu uma folga e “parou” o tempo enquanto estamos explorando. Há ainda a introdução de dois modos multiplayer separados da campanha principal para jogar com outra pessoa e passar um tempo.

Gráficos, Sons e Desempenho

Tanto Pikmin 1 HD quanto Pikmin 2 HD trazem gráficos atualizados em alta definição para o Nintendo Switch. Os ambientes são vibrantes e coloridos como em sua versão original, com detalhes que dão vida ao mundo dos Pikmin. Os personagens e criaturas são bem desenhados, com animações expressivas, os itens do cenário são muito bem apresentados e realistas, mas toda a textura do chão ficou datada demais e só atualizar a textura não funcionou. Por se tratar de ports em HD de jogos lá do GameCube o desempenho dos dois jogos são sólidos, com taxa de quadros estável e tempos de carregamento rápidos.
A trilha sonora dos jogos são na medida e complementa perfeitamente a atmosfera dos jogos. As músicas são relaxantes, alegres e cativantes, transmitindo a sensação de cada momento enquanto o jogador explora o mundo desconhecido. Os sons dos Pikmin são um show a parte, você vai se pegar falando como a voz deles vez ou outra. A combinação de efeitos sonoros e trilha sonora contribui para uma experiência auditiva imersiva.

Conclusão

Pikmin 1 HD para Nintendo Switch oferece uma experiência de jogo encantadora, porém desafiadora na mesma proporção. Com uma história envolvente, jogabilidade estratégica, desempenho sólido e uma trilha sonora acertada, o jogo proporciona diversão e desafios para os jogadores. Embora seja uma versão remasterizada de um jogo mais antigo, Pikmin 1 HD mantém seu apelo e se destaca como um título único e memorável pecando somente na parte gráfica que em algumas texturas envelheceu mal, mesmo com um filtro HD. Outra ressalva é o pós jogo que não traz nada de novo, e a jogabilidade cronometrada de 30 dias de 15 minutos cada pode ser um pouco restritiva. No entanto, isso não diminui o fato de que Pikmin 1 HD é uma adição fantástica à biblioteca do Nintendo Switch.

Pikmin 2 HD é uma evolução natural do primeiro jogo, aumentando o escopo, adicionando novas mecânicas e melhorando a jogabilidade . Com uma história divertida, jogabilidade estratégica, gráficos atualizados e desempenho sólido, além de um modo multijogador, o jogo oferece uma experiência agradável e envolvente. Embora a história não seja tão marcante quanto a do primeiro jogo, Pikmin 2 HD é uma excelente escolha para os fãs da série e também para aqueles que desejam experimentar pela primeira vez.

Os dois jogos já estão disponíveis para o Nintendo Switch na loja virtual eShop podendo ser adquiridos de forma separada ou num combo com um desconto especial.
Cópia gentilmente cedida pela Nintendo.

Related posts

Nintendo | Sucessor do Nintendo Switch é oficialmente anunciado.

Análise | Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer

Prepare-se para uma aventura épica com Shadow Labyrinth!