Análise | Super Mario Party Jamboree

Indo para seu oitavo aniversário, o Nintendo Switch ainda se mostra uma plataforma relevante e tem recebido ainda lançamentos dos mais variados tipos, mostrando sua força e fazendo a festa dos proprietários da plataforma. E por falar em festa, eis que um desses jogos que chegaram para o híbrido da Nintendo é nada mais nada menos que Super Mario Party Jamboree com a missão de reestabelecer a franquia em seus tempos áureos e ocupar o pessoal nessa provável despedida da série no atual console da Big N. Será que essa festa rola? Vamos conferir…

Mario Party Jamboree veio na sequencia do elogiado Mario Party Superstars que voltou as origens trazendo uma coletânea de minigames clássicos da franquia e com isso, a missão de Jamboree não é tão simples.

Pra não fazer feio a equipe de desenvolvimento parece ter se inspirado bastante e dado ouvidos aos fãs e trouxe muito conteúdo num jogo simples, mas com a premissa básica de divertir de uma a vinte pessoas ao mesmo tempo.

Jamboree começa como todo jogo da franquia até aqui. Mario e sua turma (22 personagens no total, mas sem Diddy Kong, ele não veio) se reúnem para diversão em jogos curtos dos mais variados tipos e aqui pra quem joga sempre os jogos da serie Party podem se cansar um pouco das longas introduções que um jogo de minigames deveria evitar.

Passada a grande explicação, o jogador tem a disposição o clássico modo de tabuleiros em que 1 a 4 jogadores podem competir para ver quem termina as rodadas com mais estrelas. São 7 tabuleiros a disposição e desbravá-los é essencial para que alguns conteúdos do jogo sejam liberados.

Uma das novidades é a inclusão da dupla Jamboree ao tabuleiro que nada mais é que personagens em certos lugares do jogo que podem formar dupla ao jogador que por ali passar e vencer o desafio por ele.

Caso consiga sua dupla, estar acompanhado traz algumas vantagens que mudam a dinâmica do jogo, mas cuidado, se outro jogador passar por você, ele pode roubar sua dupla, além de que ela dura “apenas” três rodadas. Um modo Pró também foi incluso que retira muitas variáveis de sorte e deixa o jogo mais voltado a estratégia.

Além dos clássicos tabuleiros, Jamboree veio recheado de novos modos:

Marina dos Minijogos: aqui ficam disponíveis qualquer minijogo desbloqueado para ser acessado e jogado a qualquer momento;

Ilha Dinâmica: jogadores precisam trabalhar juntos em jogos que utilizam os sensores de movimentos dos controles;

Aventuras Aéreas: é um modo controlado por movimento onde os jogadores devem bater os braços como asas para controlar seu personagem, que usa asas de Koopa Paratroopa;

Fábrica do Toad: até quatro jogadores trabalham juntos para resolver vários quebra-cabeças e guiar uma bola através de obstáculos, movendo o Joy-Con de várias maneiras para chegar ao fim;

Cozinha Ritmica: nesse modo, os jogadores jogam vários minijogos baseados em ritmo, algo parecido com o que vimos em Sound Stage de Super Mario Party;

Desafios do Bowser: apresenta dois modos online focados em grandes quantidades de jogadores jogando ao mesmo tempo, ambos com destaque para o Impostor Bowser. Esses modos também podem ser jogados localmente, mas cada jogador deve usar seu próprio sistema Nintendo Switch;

Bowserathlon: os jogadores jogam minijogos onde devem coletar moedas para avançar no tabuleiro em uma corrida para terminar um certo número de voltas. Coletar moedas preenche um medidor que, quando preenchido, fornece ao jogador um item que ele pode usar para se beneficiar ou atrapalhar o jogador à sua frente.

Brigada anti-Bowser: um modo cooperativo onde 8 jogadores enfrentam o Impostor Bowser em um mapa com tema de cidade. Para lutar contra o Impostor Bowser, os jogadores devem pegar bombas e jogá-las em canhões encontrados no mapa.

Jornada das tarefas: Neste modo single-player, o jogador viaja livremente pelos novos tabuleiros como um único personagem, conversando com NPCs, coletando itens e atendendo a pedidos para que eles ganhem Mini Estrelas. Um verdadeiro modo história para quem joga sozinho.

Apesar de contar com alguns modos e minigames que utilizam os controles por movimentos, os que possuem o Nintendo Switch Lite ainda terão bastante opções para se divertirem.

Gráficos, Sons e Desempenho

Mario Party Jamboree apresenta um visual colorido, lúdico e muito bonito como costuma ser em jogos de Mario e sua turma.

Sua trilha está na média da franquia e representa bem o clima do jogo, sem enjoar, mas sem nos impressionar. Cumpre seu papel. Por ser um jogo “simples” o desempenho no já veterano Switch está ok, embora em alguns momentos poucos foram sentidos alguns engasgos e demora nas telas de carregamento ou de transição, mas nada que atrapalhasse a jogatina.

Considerações

Mario Party surgiu há 26 anos no saudoso Nintendo 64 e desde então marcou presença em todos os consoles da Nintendo e com todos os altos e baixos, ainda é uam franquia muito importante para a Nintendo, ainda mais numa plataforma que ela precisa entregar grandes jogos por todo seu ciclo de vida, Mario Party ocupa bem a lacuna de jogo casual e divertido para horas de festas e reuniões entre familiares e amigos.

Super Mario Party Jamboree é a terceira incursão da série no Nintendo Switch, vindo na sequência de Mario Party Superstars que tinha devolvido um pouco do brilho da franquia após alguns títulos poucos inspirados.

Com Jamboree parece que a Nintendo reencontrou o caminho certo para a diversão, sendo até então o Mario Party com mais conteúdo já feito, sem que soassem como repetitivos ou sem criatividade.

Claro que repetição vai existir numa franquia com mais de 17 jogos, mas a o frescor também é sentido, veio novamente a tona aquela sensação de diversão e vontade em reunir a galera no sofá, sem contar no pessoal que joga sozinho que está bem melhor amparado nesse capítulo.

Super Mario Party Jamboree chega a tempo das férias de final de ano como um presente antecipado de Natal, devendo ocupar os jogadores por um tempo considerável sem que isso se torne enjoativo. Além de ser uma linda despedida da franquia para a família Switch que deve ver seu sucessor ano que vem.

O melhor ficou para o final, Super Mario Party Jamboree está totalmente localizado para o Português do Brasil, então a criançada vai poder se divertir ainda mais. E vai rolar a festa, vai rolar, a turma do Mario mandou avisar!

Super Mario Party Jamboree: No maior Mario Party lançado, Mario e sua turma estão prontos para a festa de todos os meios possíveis. Thiago

9
von 10
2024-10-30T10:44:45-0300

Cópia gentilmente cedida pela Nintendo. Este e demais jogos para Nintendo Switch você encontra aqui. E continue acompanhando todas as novidades sobre o mundo dos jogos com a gente. Até a próxima!

Related posts

Análise Lexar Professional GOLD microSDXC

Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition é anunciado para Nintendo Switch

Análise: Dragon Ball Sparking Zero