Análise | WarioWare: Move It!

WarioWare: Move It é o mais recente jogo da franquia de minigames malucos e divertidos, além de muito peculiares da franquia WarioWare que completa 20 anos e comemora com este novo lançamento para o Nintendo Switch.

Considerado por muitos o sucessor direto de WarioWare: Smooth Moves do saudoso Nintendo Wii que trouxe e popularizou os controles por movimento para o mundo dos jogos, WarioWare Move It! bebe muito da fonte do jogo lá de 2006 evoluindo o que é possível, mas deixando ainda a sensação de familiaridade pra quem jogou com seus WiiMotes.

WW Move It! É basicamente um party game, cheio de mini jogos ou micro jogos, melhor colocando, onde cada jogador deve fazer os movimentos conforme é pedido e o pano de fundo de tudo é uma historio simples que só existe pra aproveitar o carisma dos personagens, sem que se exista de fato uma história a ser jogada.

Wario ganha um viagem para a paradisíaca Caresaway Island e acaba levando – contra sua vontade, diga-se – toda a trupe da WarioWare Inc. e são apresentados as Form Stones, pedras no formato de um joy-com (qualquer semelhança não é mera coincidência). Com muitas áreas pra conhecer e muita gente pra curtir a ilha, a história se desenrola com o humor escrachado típico da franquia.

Jogabilidade

Uma característica distintiva do jogo é o uso do controle de movimento do Switch. Os jogadores precisam realizar uma série de “microgames” curtos, cada um com um estilo de controle único. Isso adiciona uma camada de diversidade e interatividade à jogabilidade. O jogo apresenta uma ampla variedade de microgames, cada um exigindo movimentos específicos do jogador. Essa variedade mantém a jogatina fresca e desafiadora, pois os jogadores são constantemente apresentados a novas situações, por vezes de forma tão rápida que nem sabemos o que devia ser feito.
O jogo apresenta um modo história para jogar sozinho ou na companhia de mais uma pessoa. Cada jogador utiliza dois controles e devem passar os desafios propostos para prosseguirem numa linha de aprendizado equilibrada que vai apresentando os jogos de forma rápida e divertida.
Existe também um modo Party para até 4 jogadores no mesmo console e neste caso o uso de apenas um controle por jogador é permitido.
Algumas limitações são encontradas e fogem um pouco da premissa do Switch, uma vez que o jogo só pode ser jogado com os Joy-Cons e o modo multiplayer precisa do console no modo Dock para a imagem ser transmitida na TV.

Gráficos, Sons e Desempenho

WarioWare é conhecido por seu estilo visual cartunesco e vibrante, e “Move It!” não é exceção. Os gráficos são coloridos, simples e se encaixam perfeitamente no estilo peculiar da série. Cada microgame tem seu próprio estilo visual, e o design criativo é evidente. Os visuais são muitas vezes simples, mas honestos, contribuindo para a natureza frenética e rápida do jogo.
A trilha sonora é energética e se adapta bem à atmosfera frenética do jogo. Ela ajuda a manter os jogadores envolvidos e motivados durante os microgames. Os efeitos sonoros são específicos e contribuem para a compreensão rápida do que está acontecendo em cada microgame. Por ser um jogo pensado em movimentos, o ritmo das músicas contribuem para a jogabilidade.
O jogo geralmente apresenta um desempenho estável no Nintendo Switch. O hardware do híbrido pode não ser tão poderoso quanto os sistemas mais modernos e já está indo para seu 7 ano, mas “Move It!” é projetado de maneira eficiente para tirar o máximo proveito do hardware disponível e vamos combinar que o estilo do jogo favorece sua incursão no Switch sem grandes problemas.

Veredito

WarioWare: Move It! Veio para rechear ainda mais a biblioteca do híbrido da Nintendo num ano que de bastante coisa boa, inclusive tendo sua estréia entre Super Mario Wonder e Super Mario RPG, além de novidades para Mario Kart 8, isso pode ter apagado um pouco as luzes sob o jogo que, apesar de premissa bem diferente de seus amigos de plataforma, compete com os mesmos na hora do jogador decidir como gastar seu dinheiro. É mais um jogo divertido da turma do Wario, com humor próprio e estranheza que a franquia sempre traz, além de ser um boa opção para se jogar em grupos em casa. Lembrando que é um jogo exclusivo para se jogar com os controles por movimento, é muito mais que 1-2 Switch pensou em ser, mas é menos que alguns jogos antigos da franquia, como o próprio Smooth Moves, por exemplo.
Se você quer um jogo diferente pra brincar sem compromisso com a turma e tem uma grana sobrando mesmo com tantos lançamentos nessa época, WarioWare: Move It! Pode ser uma boa pedida, caso contrário anote na sua lista e quando puder e quiser um party game no melhor estilo Nintendo aproveite mais essa opção.

Related posts

Nintendo | Sucessor do Nintendo Switch é oficialmente anunciado.

Análise | Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer

Capcom Revela Onimusha: Way of the Sword no The Game Awards 2024