Análise – Kirby’s Dream Buffet

Kirby tem em 2022 sua comemoração de 30 anos de existência e depois do excelente Kirby and The Forgotten Land, eis que a Nintendo nos brinda com mais um jogo para fazer parte da festa de um dos mascotes mais fofos do mundo dos games.

Anunciado na metade do ano, Kirby´s Dream Buffet chegou com a missão de divertir os jogadores com uma premissa simples e que tem feito sucesso em outros jogos nos últimos anos: competir e vencer.

Quando anunciado foi instantânea a comparação com Fall Guys, sejam pelos cenários coloridos, seja pela dinâmica ou até pelas características dos personagens, fato é que a comparação se tornou em partes, acertada.

Aqui o jogador controla Kirby, pois é! E no controle da bolota rosa o objetivo é vencer corridas ou mini-games que podem ser jogados em separado ou num circuito de quatro provas, mas com o mesmo resultado: vence quem coletar mais morangos.
O Hub onde ficam as opções é uma grande mesa posta cheia de guloseimas onde escolhemos o que fazer e está dividido em:

Créditos e Aventuras anteriores – seção responsável por mostrar quem está por trás do desenvolvimento do jogo e um breve passeio pelos jogos antigos de Kirby (afinal são 30 anos sendo comemorados).

Rodízio em rolê – aqui você pode treinar a vontade como se movimentar, usar os Power Up´s e apreciar a beleza do cenário riquíssimo que o jogo possui.

Recompensas – nesta seção o jogador vê tudo o que conquistou durante seu progresso como músicas, cores e fantasias.

Coleção de Biscoitos – como parte das recompensas ganhas pelo jogador ao coletar os morangos durante as batalhas, temos os biscoitos estampados com personagens e itens dos jogos da série e que podem serem usados para decorar um bolo da mesa.

Fantasias e Cores – mais tipos de recompensas ganhas ao coletar os morangos e subir de nível, seu Kirby pode ser personalizado por diversas, adivinha? Exato! Fantasias e cores diferentes.

Menu Principal – por último e no caso, o mais importante, temos a seção onde são escolhidos os modos de Jogo, onde toda a ação acontece! O Menu se subdivide em Competição, Online e Jogo Local.

            – Competição: modo de jogo onde quatro oponentes competem, podendo ser um ou dois jogadores locais contra o computador. Sim, não existe possibilidade de jogar em quatro pessoas localmente com um único Switch.  Mario Kart, Smash e Mario Party mandam abraços. Escolhido o modo, temos ainda a opção de escolher a dificuldade e o tipo de competição.

            – Online: como o nome já diz, você vai jogar com outras três pessoas que podem ser conhecidas (através da partida com senha), ou aleatórias.Com certeza é o modo onde vai estar a maior diversão e claro, pra pode acessar o modo online,  é preciso ser membro do Nintendo Switch Online.

            -Jogo Local: aqui, até quatro pessoas podem jogar juntos, pertinhos, PORÉM, cada um deve ter seu próprio Switch e sua própria cópia do jogo.

As provas em si são divertidas, fora os 3 oponentes sedentos por vitória, durante o percurso, Kirby além de comer morangos e outras coisinhas, deve passar por barreiras, desviar de inimigos e cuidar para não ser atingido ou até cair para fora da pista ou arena. Jogar contra a máquina é divertido por algumas vezes, mas depois enjoa, já no modo online, a vontade de vencer aumenta e se você é competitivo, vai querer melhorar cada vez mais pra vencer e vencer.
Gráficos, controles e músicas estão de parabéns, como geralmente estão nos jogos da série, mesmo quando são apenas jogos secundários.
Como nem tudo é perfeito, vamos aos “problemas”. Kirby´s Dream Buffet entrega de cara que é apenas um passatempo, poderia sim fazer os jogadores ficarem mais horas presas ao jogo, mas veio com poucos modos, junta-se a isso o fato de que só dois jogadores podem jogar localmente no mesmo Switch num jogo totalmente voltado ao multiplayer e o preço de R$77,00 + assinatura do serviço online quando temos vários jogos de premissa semelhante bem mais em conta ou até gratuitos por aí, temos aí a fórmula que pode afastar muita gente de jogar o jogo.

Depois da grande surpresa que foi Kirby And The Forgotten Land, talvez fosse o caso de Dream Buffet ter vindo como presente aos fãs da franquia e dado aos assinantes do Nintendo Switch Online, seria uma forma de agradecer aos fãs, de festejar os 30 anos da Bolota e de quebra chamar mais atenção ao serviço online que a Nintendo precisa expandir.

Pontuação:
⭐⭐⭐

Kirby´s Dream Buffet é um jogo exclusivo para Nintendo Switch e está disponível em formato digital e totalmente localizado para o nosso idioma.

Cópia gentilmente cedida pela Nintendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.