Poucos personagens no mundo dos games são tão queridos quanto Cloud Strife. O protagonista de cabelos espetados de Final Fantasy VII é um ex-SOLDIER que chega em Midgar para recomeçar como mercenário. Após diversas aventuras na metrópole, ele parte atrás de Sephiroth e da verdade – uma jornada que o levará a desafiar o próprio destino.
Cloud, para dizer o mínimo, é uma figura complexa. Então, para dar vida a ele, precisava de um talento especial. O ator Cody Christian fez exatamente isso, interpretando o personagem no aclamado Final Fantasy VII Remake.
Mergulhando no Passado de Cloud
Este novo jogo explora o passado de Cloud e seus companheiros de forma nunca vista antes. Você descobrirá novas camadas de sua personalidade e terá um entendimento ainda mais profundo desse herói tão complicado. Em resumo, há muita coisa para um ator do calibre de Cody Christian cravar os dentes!
A equipe da Square Exix conversou com Cody sobre suas experiências interpretando Cloud Strife – e sua animação agora que faz parte da família Final Fantasy. Confira tudo abaixo:
Como Cloud mudou entre o primeiro jogo e FINAL FANTASY VII REBIRTH?
No primeiro jogo, vimos uma versão bem mais reservada e fechada de Cloud. Muita estoicidade, né? O segundo jogo permite explorar o personagem e sua jornada emocional em um nível mais profundo, com muito mais a ser descoberto.
Uma das minhas coisas favoritas de Cloud, e de trazê-lo à vida, é a vulnerabilidade dentro dele. Eu acho que no segundo jogo realmente temos a chance de mergulhar fundo, o que revela um lado totalmente novo de Cloud, na minha opinião.
Equilibrando o exterior e o interior
Foi difícil equilibrar a frieza calculada de Cloud com o seu coração e humanidade? Existem tantas camadas no personagem, deve ter sido complicado captar todas elas…
Não acho que a execução tenha sido tão difícil. É preciso lembrar – e adoraria compartilhar isso publicamente – que eu tive muita ajuda e assistência no estúdio. Não só do meu diretor, Kirk, mas também do engenheiro de som e, especialmente, do Ben, um dos nossos tradutores que trabalha com a Square Enix. Então, eu tinha tanto conhecimento, tanto apoio que me deram confiança.
Isso ajudou muito. Mas para mim, personificar o Cloud e realmente mandar bem… tudo se resume a humanizá-lo o máximo possível. Sabe, ele tem uma história louca e um passado ainda mais maluco. Muita coisa aconteceu. Há muito trauma, muitas coisas o impactando.
Então, vê-lo sair da sua concha tem sido uma jornada. Repito, não foi tão difícil de executar – basicamente se trata de entender quem ele é no fundo e então deixar todo o resto fluir naturalmente a partir daí!
Neste jogo, você joga nas memórias de Cloud e revive o passado dele. Como você adaptou sua atuação para interpretar a versão mais jovem do personagem?
Cara, precisei fazer algumas mudanças físicas mesmo, tipo clarear o tom de voz e tentar alcançar uma oitava mais alta. Naturalmente, minha voz é um pouco mais grave, então foi divertido explorar isso.
Na verdade, tinham dois períodos de idade diferentes. Um Cloud bem novinho e uma versão um pouco mais velha. E aí tem o estado atual da voz dele.
Mas, além de mudar a voz fisicamente, era só alterar a mentalidade dele dependendo do momento da história. O que tinha acontecido, como as coisas eram, como a vida dele era, como eram os relacionamentos dele? Porque, de novo, existe uma dualidade enorme nesse personagem. E como ator, uma das coisas que mais me empolga em interpretá-lo é que ele tem tantas camadas, tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo.
Vemos o Cloud jovem na vila, vemos o início do treinamento SOLDIER… Tem várias fases diferentes da vida dele. Então, é só sobre entender o contexto de onde ele está e deixar tudo fluir naturalmente a partir disso.
Tem alguma cena em FINAL FANTASY VII REBIRTH que você tá particularmente orgulhoso?
Na verdade, tem sim. Tem toda uma sequência – não sei em que parte do jogo e não quero dar spoiler – mas vamos só dizer que vemos um lado bem… desequilibrado de Cloud.
Explorar isso, e as interações com os personagens principais que o conhecem… tô arrepiado só de pensar – foi muito, muito legal! Ancioso pra galera ver.
Qual foi o maior desafio de interpretar Cloud nesse jogo?
Bom, a resposta mais honesta que posso te dar é que, com o jeito que o processo de gravação funciona, a gente tá constantemente pulando do começo pro meio, voltando pro começo da cena… Nada é gravado cronologicamente, então fica difícil saber exatamente onde você tá naquele momento específico, o que já aconteceu, o que vai acontecer. Rola muito questionamento, muita checagem pra ter certeza de onde você tá.
Honestamente, eu diria que esse foi o processo mais difícil. Porque, né, depois do primeiro jogo, com as pessoas não me linchando na internet, eu fiquei tipo: “tá tranquilo” (risos). Ficou muito mais fácil e confortável.
Qual a melhor parte de interpretar Cloud Strife?
A melhor parte de interpretar Cloud Strife… é poder interpretar Cloud Strife, cara (risos)!
Tá aí, né? É icônico, é lendário, e fazer parte de uma franquia tão maluca com uma história e fanbase tão ricas… Eu sou gamer também, então sei bem como é estar conectado com um videogame, um personagem, uma franquia, série ou seja o que for.
Então, fazer parte de algo tão especial pra tanta gente de tantas formas diferentes… pra mim, isso é arte da melhor forma!
Qual a sua memórias favorita envolvendo Final Fantasy VII
Tenho algumas memórias especiais, de diferentes fases. Uma engraçada é sobre conseguir o papel: fiz o teste sem saber do que se tratava. Recebi instruções bizarras, tipo, “Imagina sete ou oito pessoas te cercando e você com uma arma gigante, eliminando todas de uma vez”.
Nunca tinha feito nada disso, então, do nada, eu soltei um “argh!” e comecei a fazer maluquices. Fiz o teste e não tive notícias por um mês, mês e meio. Achei que tinha tudo bagunçado! Aí, recebo a ligação, me contam o que era, o papel, o projeto (tudo estava com codinomes na época).
Assim que descobri, liguei pro meu irmão, mega fã de FINAL FANTASY. Contei a novidade e ele surtou, e quando ele surtou, a dimensão do que estava por vir me bateu.
Foi um momento bem legal pra mim, pra gente compartilhar. Essa foi a primeira.
A segunda foi na New York Comic Con. Ainda não tinha tido a chance de estar publicamente ligado ao jogo e interagir com os fãs. A Comic Con foi minha primeira vez fazendo isso, e tava ansioso pra ver o que os fãs iriam achar!
Então, sinceramente, quem é o seu personagem favorito no jogo?
Quer dizer, eu sou bem legalzinho. (Olha para John Eric Bentley, dublador do Barret, que está sentado ao lado) Mas aquele Barret também tem o seu charme. Tá bom, ele também é legal, eu acho (risos).
O que você mais gosta do seu personagem?
Sem dúvidas, acho que tenho a arma mais legal do jogo. Mas, pensando mais a fundo, o que eu mais gosto é da jornada emocional do Cloud, a profundidade e tudo o que ele está passando e já passou. É muito legal, muito único, e o torna um personagem bem singular. Então, dar vida a ele é bem lendário.
Por último, tem alguma mensagem para os fãs?
Só quero dizer obrigado. Do fundo do coração, obrigado. Vou ser breve e sincero. Foi uma experiência bem assustadora encarar o Cloud no primeiro jogo. O segundo foi muito mais divertido e fácil. Espero que, aconteça o que acontecer, vocês continuem amando. E muito obrigado pelo apoio!
Poderemos ver mais de Cody como Cloud Strife no dia 29 de fevereiro, quando Final Fantasy VII Rebirth estará disponível para o PlayStation 5.
Além disso, a Square Enix anunciou alguns bônus para quem fizer a pré-venda do jogo. Ao adquirir qualquer edição digital de Final Fantasy VII Rebirth, os jogadores receberão a Materia de Invocação Trio Moogle, um item que permite invocar um poderoso grupo de Moogle para auxiliar na batalha.
Por fim, jogadores que possuem um arquivo salvo de Final Fantasy VII Remake, Final Fantasy VII Remake Integrade ou Final Fantasy VII Episode INTERmission poderão resgatar os seguintes itens em FINAL FANTASY REBIRTH:
- Arquivo salvo de Final Fantasy VII Remake (PS4/PS5): Materia de Invocação Leviatã
- Final Fantasy VII Episode INTERmission: Materia de Invocação Ramuh
Vale ressaltar que os arquivos salvos devem estar salvos no sistema PS5.
Fonte: Square Enix