Início » Análise | Super Mario Galaxy 2 – Nintendo Switch

Análise | Super Mario Galaxy 2 – Nintendo Switch

Continuação de um dos maiores jogos 3D da história agora na nova geração de consoles.

by Thiago Vidotti
8 minutes read

Lançado originalmente em 2010 para o Nintendo Wii, Super Mario Galaxy 2 é a sequência direta do aclamado Super Mario Galaxy.

Desenvolvido novamente pela Nintendo EAD Tokyo, o jogo surgiu utilizando conceitos e ideias não utilizadas no primeiro jogo que inicialmente seria uma expansão, mas acabou se tornando um jogo novo.

Super Mario Galaxy 2 se tornou tão grande que, para muitos, é um jogo que conseguiu melhorar ainda mais a fórmula original.

A sequência ampliou as ideias do primeiro jogo, trazendo novas galáxias, desafios mais intensos, um ritmo mais dinâmico e o retorno do grande parceiro Yoshi como parceiro de Mario.

História e Ambientação

A trama continua simples e já bem conhecida da franquia. Durante uma nova celebração no Reino Cogumelo, Bowser reaparece em tamanho colossal e sequestra novamente a Princesa Peach, levando-a para as Galaxias.

Mario mais uma vez parte numa nova aventura cósmica, porém agora contando com sua própria nave, a Starship Mario, uma nave em forma de sua própria cabeça que serve como base principal.

A ambientação mantém o mesmo estilo do primeiro Galaxy, mas com mais inspiração e criatividade.

As galáxias desta vez são menores e mais objetivas, mas cada uma com sua própria característica, as vezes com planetas que se transformam em tempo real, níveis com gravidade alternada e desafios baseados em movimentos.

O universo do jogo é mais ágil e direto, voltado à diversão imediata uma vez que os conceitos seguem do seu antecessor.

Jogabilidade

A jogabilidade é o grande destaque de Super Mario Galaxy 2. Tudo o que funcionava no primeiro jogo foi refinado, melhorado e acelerado, resultando em um ritmo de jogo mais fluido e direto.A grande adição nesta segunda aventua é o uso de Yoshi, que possibilita novas mecânicas de plataforma.

O Dino amigo de Mario pode engolir inimigos, planar, dar impulsos e usar poderes especiais ao comer frutas específicas, adicionando camadas extras aos desafios.

O design das fases é pura criatividade e de progressão ascendente. É a melhora de tudo o que foi feito em Galaxy 01.
Cada galáxia introduz uma nova ideia e a desenvolve até o limite, sem prolongamentos desnecessários.

O sistema de seleção de fases foi simplificado, adotando um mapa no estilo Super Mario World, facilitando o acesso aos mundos, principalmente para aqueles que gostam de revisitar as fases várias vezes.

Entendendo que os jogadores da sequencia já conheciam as mecânicas apresentadas no primeiro jogo, a dificuldade sobe um pouco, com missões desafiadoras e fases elaboradas para jogadores mais experientes.

Mario Galaxy 2 mantém acessibilidade com o Co-Star Mode, que permite um segundo jogador auxiliar coletando fragmentos e atordoando inimigos, algo totalmente dispensável, mas que pelo menos mantém ocupado alguém que está na sala só vendo o jogo rodar.

O jogo também vem localizado para o Português brasileiro, deixando o jogador mais imerso nesse universo que, apesar de simples, tem muito o que apresentar.

Gráficos, Sons e Desempenho

Embora seja uma sequência direta e desenvolvida para a mesma plataforma que o primeiro título, Super Mario Galaxy 2 consegue ser ainda mais bonito e dinâmico.

As galáxias continuam coloridas, com temáticas variadas, bons efeitos de luz, partículas e sombras que destacam o trabalho artístico minuncioso da BigN.

A trilha sonora continua orquestrada e volta com força total, com novas composições originais e reinterpretações de temas clássicos da série como o retorno de músicas de Super Mario World dando aquele ar nostálgico que tanto agrada.

O desempenho segue o padrão do primeiro jogo, se mantendo estável, responsivo e polido, monstrando o domínio da Nintendo sobre suas plataformas.

Mesmo com novas adições e um escopo maior, o jogo mantém fluidez e aproiveitando das características dos consoles da família Switch.

Claro que para um jogo aprimorado, é o básico a se esperar, mas claramente o Switch, principalmente o Switch 2 poderiam fazer coisas ainda mais bonitas.

Conclusão

Super Mario Galaxy 2 mostra exatamente o que uma sequência deve ser, talvez até mais do que se espera de uma sequência, é a própria concepção de que podemos sempre ir além e que a imaginação pode fazer coisas incríveis quando bem trabalhada.

O título poderia ser repetitivo, ser mais do mesmo de seu jogo de origem, mantém sim toda a magia e o senso de descoberta do primeiro jogo, mas acrescenta ritmo, variedade e desafio extras que fazem o motivo de Galaxy 2 existir.

Se Super Mario Galaxy foi uma revolução tal qual Super Mario 64 foi, Galaxy 2 é o refinamento disso tudo: mais dinâmico, mais divertido e igualmente encantador.

Com design de fases praticamente intocáveis e uma das jogabilidades mais surpreendentes da série, o jogo se é um dos maiores títulos já lançados pela Nintendo e trazê-lo de volta 15 anos depois é um presente a todos os grandes fãs de jogos e um lembrete do quanto Mario é importante para essa indústria cada vez mais preocuopada com construção técnica de última geração, mas que esquece que jogos são feitos para divertir.

Uma pena que Galaxy 2, assim como seu antecessor não vieram em forma de remake, mas quem sabe não será o caminho para Super Mario Galaxy 3 e tudo o que o Switch 2 pode apresentar? Sonhar não custa.

Super Mario Galaxy 2: Uma obra prima que melhora o que era praticamente impossível numa aventura inesquecível e que já está escrita na história dos jogos. Thiago

9.5
von 10
2025-10-12T14:05:01-0300

Super Mario Galaxy 2 pode ser comprado de forma individual ou junto com o primeiro jogo numa coletânea.

Se quiser ler também nossa análise do primeiro Super Mario Galaxy, clique aqui. Cópia gentilmente cedida pela Nintendo.

You may also like

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00